Curso como abrir uma mercearia de bairro

Nas visitas que tenho feito como representante comercial a pequenos estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Natal, tenho observado que a falta de formação técnica que alguns proprietários de mercearias carecem.

Como forma de contribuir para que pessoas interessadas em melhorarem suas vendas e tornarem suas lojas mais competitivas, criei o curso de “Como criar uma mercearia de bairro a partir do zero”. Ou seja, este curso visa não somente qualificar, mas também orientar pessoas que sonham em se libertarem do emprego e entrarem para o empreendedorismo.

O curso trará um conteúdo bem prático, fruto de experiência vivida por mim. Atuei neste setor desde os anos 80, quando meu pai abriu um pequeno quiosque próximo a uma construtora civil, que estava construindo um conjunto habitacional na Zona Norte de Natal.

Mais tarde, quando me casei, trabalhava como repórter em jornal da cidade, porém, o salário era  baixo e criei a minha mercearia. Na realidade exercia a profissão de jornalista mais por amor, por que, de fato, quem pesava mais no meu orçamento era a renda provinda da minha mercearia, que era bem pequena, amadora, e eu conceituava de “barraco”.

Mas, em 2008 fechei minha  mercearia, não por que ela não rendesse, mas pelo fato dela prender muito a pessoa. Na verdade, gosto mais de trabalhar num ofício em que esteja sempre me movimentando. Então, passei a trabalhar com vendas externas, mas, me relacionando com outros comerciantes. Vendo duas marcas de produtos do nicho de beleza. Esmalte Delírio e Linha Capilar da Brasil Cosméticos.

Entretanto, para quem gosta de trabalhar em local fixo, em casa, a mercearia é uma boa opção, desde que ela seja tratada de forma profissional. Também, que seu proprietário esteja sempre antenado com as mudanças econômicas que acontecem, com o perfil dos consumidores, enfim, com as novidades que acontecem no dia a dia.

Assim , pretendo compartilhar meus conhecimentos, não só da experiência como proprietário de mercearia, mas também com aquilo que verifico em visitas diárias aos vários estabelecimentos comerciais.

 

Gostou? Compartilhe!

wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br