Como deve ser feita a formatação de um artigo para blog comercial

Aprendar a formatar, de forma correta, artigos para blogs de vendasFormatar um artigo é organizá-lo de forma que deixe com uma apresentação mais bonita. Porém, quando se fala em escrever um artigo para um blog de empreendedorismo, se vai além da questão visual. O objetivo final, é vender, conquistar cliente.

Neste artigo, que corresponde a Aula 07 do Minicurso Como escrever artigos para blogs”, trago dicas de como formatar seu artigo de forma que ele fique bem apresentável, as pessoas consigam lê-lo até o fim cumprindo o seu objetivo, que é prender o seu avatar,ou persona, ou seja, o seguidor do teu projeto on-line.

No final do artigo do artigo você vai encontrar um vídeo complementar. Ao ver o vídeo e acompanhar este artigo acredito que tenha te ajudado na compreensão de como formatar seu artigo de forma que ele também fique bem posicionado no Google.

A estrutura correta de formatação de um artigo (1º subtítulo)

Ao formatar um artigo tente posicionar bem o seu blogAgora vamos ao passo a passo. Primeiro o artigo deve ter de  400  a 800 palavras. Cada parágrafo deve ter de 5 a 7 linhas no máximo (observe os parágrafos deste artigo). O título deve conter a palavra chave (Formatação de artigos). Em seguida uma foto acompanhada de um texto.

A cada três parágrafos, se recomenda fazer um subtítulo. Tanto este subtítulo como os parágrafos devem conter palavras que liguem a palavra chave. Também se aconselha que na formatação seja postado uma foto que esteja diretamente ligado com o assunto do subtítulo. Isto é o que vai proporcionar leveza ao texto. Também, as imagens exercem muita força no cérebro humano.

Segundo especialistas em SEO (Aconselho você ver um artigo que trata sobre esta técnica) os aparelhos de buscas do Google rastreiam seu texto em cima do título, subtítulo e palavras chaves. A coisa é assim. Quando alguém está pesquisando alguma assunto no Google, esta pesquisa se inicia com uma pergunta. Se o seu texto conter palavras-chave que intercedam com a do pesquisador, as chances de seu artigo ser encontrado são maiores.

Ao formatar um texto, tenha em mente seu publico leitor (subtítulo 2)

Formataçãod e artigos deve observar que leitres migraram oara os cleularesOutro aspecto a se levar em consideração na organização de um texto (organizar é sinônimo de formatar, pelo menos neste contexto) é quanto ao perfil do leitor. Tenho observado que a cada dia as pessoas leem menos, principalmente os jovens ( este é o perfil dos atuais e futuros clientes) não gostam de textos densos e se apegam mais a linguagem visual. Por isto a aposta nos textos simples, diretos e enxutos.

Não se esqueça também, que o texto deve ser formatado de olho na evolução da internet e seus aparelhos receptores. A cada dia as pessoas estão abandonando os tradicionais computadores, notebook, tabletes, pela leitura nos celulares. Nestes aparelhos, os textos aparecem na tela verticalmente. Assim, textos longos ficariam aquelas “tripas” infindáveis. Textos longos necessitarão de longas rolagem de tela nos celulares.

Mas, os textos não podem ser muito pequenos, pois, não são bem vistos pelos aparelhos de buscas do Google. Também é obrigado a você entregar todo o conteúdo prometido no lead, ou seja, introdução do artigo. O leitor,. que é seu potencial comprador, deve sair satisfeito. Então, capriche, reescreva quantas vezes forma necessário.

chamar para ação deve finalizar um artigo de vendas

Finalize o texto,  chamando o leitor para uma ação. Mas não é necessariamente ser uma compra. Pode ser para que ele leia outro artigo, volte a visitar seu blog, ou mesmo curta, compartilhe ou comente seu trabalho. Neste meu caso, convido para ver as aulas anteriores e a próxima que será a 8.

O texto que acabei de escrever está com aproximadamente 600 palavras. Deixo como dever de casa, verificar se ele ficou cansativo. Se consegui responder as tuas dúvidas. Enfim, se entreguei o prometido.

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe!

wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br