Copywriting, uma técnica matadora para vender bem no Marketing Digital

O Copywriting é uma técnia essencial para quem quer vender no Marketing DigitalDesde de criança, percebia que algumas pessoas tinham uma espécie de carisma para o comércio. Ouvia a explicação dos mais velhos, todos no campo do senso comum, de que aquilo acontecia porque elas tinham “tino” para o negócio. Acredito que isto também tenha acontecido com você, mas o segredo acaba de ser revelado pela neurociência. Estas pessoas, mesmo que não agindo de forma consciente, tinha um diferencial, que era o poder de persuasão, o que cientificamente é conceituado como Copywrinting.

Copywrinting é a arte de convencer as pessoas, através das palavras, tanto na escrita como auditiva e visual. Se diferencia da propaganda, em face de que, no caso de vendas, se pode ter uma ideia de taxa de conversão imediata. Ela vai ser útil nas vendas direta de um produto (físico ou digital), aumentar audiência de seu blog, Fanpage, canal do YouTube, ou trazer mais clientes para a sua lista de E-mail.

O Copywriting já está chamando a atenção dos empreendedores no Brasil. Atualmente, três profissionais tem se voltado para este seguimento. O Conrado Adolfo, a Laila Vaneti (foto da capa) e o jovem Victor Palandi, abaixo.

Dos três, Laila Vaneti traz uma abordagem bem inovadora. Ela tem uma proposta de apresentar cartas de vendas de acordo com a persona individual do empreendedor e do cliente. Ela levanta a hipótese de que a sinergia entre empreendedor e cliente é essencial para o sucesso na venda.

Diferença entre Propaganda x Copywriting

Victor Palandi tem curso sobre CopywritingMas, antes de entrar em detalhes, é preciso explicar melhor esta diferença entre a propaganda e o Copywrinting. No caso da propaganda, ela pode trabalhar um produto para ser vendido daqui a alguns meses ou até anos. Isto fica bem mais claro no caso das peças publicitárias de promocionais de um produto. Ou seja, quando o empresário visa muito mais a consolidação de sua empresa ou produto.

Já a Copywrinting é muito mais imediata. Assim, quando você usa esta técnica, o resultado vem imediatamente. Ela não é usada apenas para vender produtos, mas pode servir também para melhorar a audiência do seu site, ou aumentar a sua lista de e-mail.

A força do copywrinting está no poder da persuasão através das palavras, que vai além da capacidade de escrever bons textos. Ele trabalha com o psiquismo da pessoa. Ou seja, com as estruturas mentais tendo como base tanto o emocional, quanto o racional do ser humano.

Para demonstrar como esta técnica é capaz de trabalhar o emocional e o racional, basta lembrar um erro muito comum que os vendedores praticam, é o de tentar vender o produto logo de saída. Pesquisas no campo de venda, demonstraram que as pessoas não gostam de comprar, mas sim de que seus problemas sejam resolvidos.

Desta forma, é que no marketing moderno surgiu a figura do promotor de vendas. Ele é um profissional que vai orientar o cliente quanto aos benefícios não apenas do produto, mas do quanto a pessoa vai ganhar ao adquiri-lo. De suas inúmeras vantagens. Assim, ele vai trabalhar o emocional e o racional ao mesmo tempo.

Quanto ao racional no sentido de você provou ao seu cliente que os benefícios do seu produto é inúmeras vezes maior do que o valor. O lado, emocional é que o cliente vai adquirir o produto porque você demonstrou autoridade no assunto. Também, sua venda não vai parar por aí, em vista de que o seu cliente saiu satisfeito tanto com o produto, quanto com você (o vendedor). O melhor de tudo, é que isto pode se tornar viral, em vista que seu cliente tem tudo para te recomendar para outras pessoas.

O Copywriting e os “Gatilhos Mentais”

A força de persuasão do Coprywriting está em artifícios denominados de gatilhos mentais. Eles são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. São inúmeros, mas vou citar aqui apenas sete, que são os mais usados. Escassez, Urgência, autoridade, Reciprocidade, prova social, relação dor e prazer e novidade.

No caso da escassez, que não se lembra de ter visto um camelô gritando na rua. Compre agora, que está quase no final. Ou seja, o produto é para poucos e se adiar a compra nunca mais vou compra-lo. Isto também leva ao segundo que é o da urgência, Como vai acabar é urgente comprar e muitas vezes não tenho nem como usar o lado racional.

Outro gatilho forte é o da autoridade. Este é essencial no empreendedorismo digital. Ao criar o princípio de autoridade, do expert (especialista) no assunto, quem recomenda o produto exerce uma força imensurável. Inclusive, o cliente vai ser peça fundamental na ajuda de outro gatilho, que é o da prova social. Ele vai falar para outras pessoas que gostou do seu produto e confia na sua autoridade. Assim, o outro vai pensar, “Se ele e outros gostaram é sinal que o produto e bom”, assim vou compra-lo também.

O gatilho da reciprocidade é outro muito forte. Quem não gosta de comprar com pessoas que foram legais contigo? Pessoas que já se doaram, que você recebeu um presente, um benefício sem cobrar nada? Já o da novidade, é muito fácil das pessoas comprarem por este motivo. Ou seja, o novo fascina. Por último, o da relação dor e prazer. Quem não quer se livrar de algo ruim? Então, se você chega prometendo que isto vai curar a dor, o apelo é o que se pode chamar de “tiro certeiro”.

Como foi visto até agora, o copywrinting não pode deixar de ser aplicada no mundo dos negócios. Apesar de ser uma técnica tão antiga quanto a história da humanidade, só agora ela começou a ser estudada com profundidade. Isto aconteceu graças as pesquisas mais profundas no campo da psicologia comportamental e da neurociência. Entender como aplicar de forma profissional, é uma exigência para quem está no negócio, seja físico, ou digital.

Gostou? Compartilhe!

wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br