Dicas de fontes de pesquisas para escrever artigos para o seu blog

Onde encontrar assunto para escrever artigos para o seu blogBlogs que são frequentemente alimentados com conteúdo de qualidade têm grandes chances de terem sucesso. Assim, um requisito que considero essencial para quem quer ser blogueiros e ganhar dinheiro na internet é gostar de pesquisar, ler e escrever. Tais características farão com que seu blog seja sempre bem alimentado e com excelentes artigos onde o conteúdo vai aparecer naturalmente a partir do momento em que você saiba buscar as fontes de pesquisas para a produção de conteúdo. Então, “Fontes de pesquisas” é o tema da aula 2º Aula do curso “Como escrever artigos para blog”.

Antes de apresentar onde estão as fontes de pesquisas para a produção de conteúdo de qualidade, quero lembrar que trabalhar com nicho em que a pessoa gosta, deve ser um requisito básico. É aquela velha máxima “Seus olhos estão cheios do que o seu coração está farto”. Ou seja, ao fazer aquilo que gostamos, temos tudo para produzir muito, com qualidade e sem fadiga.

Desta forma, e como escrevi no artigo de apresentação deste curso, meu objetivo é fazer com que pessoas que tenha dificuldades em escrever, ao final destas aulas comece a produzir seus artigos sem dificuldades. Garanto que não vai ser uma tarefa difícil, em exclusividade para aqueles que optaram por nicho que gostem de pesquisar.

Pesquisador nato sabe onde encontrar a fonte de pesquisa

Dicas de fontes de pesquisas para escrever artigos para blogPara estas pessoas, as fontes de pesquisas que vou orientar, praticamente não vai ser nenhuma novidade, em face de que, até antes de pensarem em criar um blog, certamente já estiveram nestes lugares anteriormente e por muitas vezes. Pois bem, as fontes de pesquisas são: outros blogs do seu nicho, vídeos palestras de especialistas, revistas e livros.

Nestas publicações estão todo o conteúdo necessário para escrever artigos para o seu blog. Mas, é óbvio que você não vai copiar, pois isto é plágio e também não vai trazer nada de novo. Assim, além do seu blog ser mal visto, ninguém vai querer ler o que já viu em outros lugares.

Então, estas fontes vão servir como referência, ou seja, conhecimentos prévios, para que, a partir deles você possa produzir o que se pode chamar de “sua autoria”. Também não vá ficar perturbado, pensando que nunca vai escrever um artigo porque imagina que ele tenha de ser original a ponto de nunca ter sido escrito noutro lugar. Não existe isto. Tudo que foi produzido no mundo, tem como base outras fontes.

Fontes de pesquisas são apenas referência

As fontes servem como referência. Você vai colher as informações, sintetizá-las e depois transmitir com as suas palavras. Tudo muito simples, da mesma forma que nós falamos para alguém sobre determinado assunto que vivenciamos. Um exemplo disto é quando vou escrever um artigo para o meu. Muitas vezes, o assunto não é novo, pois muitos já publicaram. Também já tenho lido em diversas revistas e livros, visto vídeos na internet e em outros blogs.

Acontece, que a cada leitura feita vou fazendo meu filtro. Analiso o que já foi escrito, até que ponto as informações são coerentes. Se realmente merecem de crédito ou não passam de verdadeiras cópias. Assim que você começar a pesquisar, irá constatar o que estou escrevendo. Você vai ver que pode até existirem dezenas de blog do seu nicho, mas que muitos deles não acrescentam quase nada. Sabe por quê? Eles estão produzindo textos que não dominam, pela falta profundidade e envolvimento no assunto (nicho).

Como exemplo prático mostro um artigo que escrevi para meu blog de saúde natural. O tema era os benefícios da laranja para a saúde, alimentação e bem estar. Ao pesquisar, observei que a maioria dos artigos, seja em revistas físicas, blogs e vídeos, não informavam corretamente, pois falam da laranja como um todo. Eles não observaram que, ao falar em laranja, deveria chamar a atenção que determinado princípio ativo pode estar na casca, outro na polpa e outra na folha e flor de laranjeira.
Outro erro grosseiro era o de não observar que a vitamina C é muito volátil. Assim para que ela não seja perdida é necessário que seu suco seja consumido in natura, fresco e não tenha ido a geladeira. Também não é aconselhável adicionar açúcar, pois além de inibir a vitamina C, em nada vai acrescentar na perda de peso. Ou seja, um suco de laranja com açúcar tem uma grande quantidade de calorias.

Assim, ao chamar a atenção do leitor para estes cuidados, escrevi um artigo sobre um assunto que pode ser encontrado em dezenas de sites, revistas e palestras. Apesar disto, o artigo trouxe um diferencial, algo de novo para o autor. O leitor também pode observar que o blogueiro sabia do que estava falando. Pois é exatamente isto que você vai fazer. Ler vários artigos, refletir sobre cada um deles. Anotar, e depois adicionar o novo, que é a sua análise sobre o assunto.

Não tenha, dúvida, que ao agir assim em sua pesquisa de fontes, você vai produzir bons artigos. Os leitores do seu blog vão verificar que existe um bom conteúdo e, o melhor, seu blog ganha respeito e você status de autoridade.

Veja o vídeo abaixo e em seguida a atividade prática:

Atividade prática sobre o tema estudado

A atividade de casa é. Pense num assunto. Pesquise em várias fontes. Em seguida, fale sobre este tema para outras pessoas, ou conte para você mesmo. Outro passo, é fazer breves anotações. Somente em forma de palavras chave, seguindo a lógica. Espécie de Resumo Temático, ou Mapas Mentais. Agora, conte o que aconteceu seguindo o resumo de palavras-chaves.

Exemplo. Se eu fosse resumir este artigo em palavras-chave, ele ficaria assim.

Fonte de pesquisa (Tema geral). Apresentação – nicho por prazer – objetivo do curso – Gente que não vai encontrar dificuldades – Não plagiar – Fontes de referência – Filtro de informação – Como faço – Exemplo prático – Princípio de autoridade – Atividade de Casa – Palavras-chave.

Observou que a partir desta sequência de palavras você pode reescrever todo o meu texto? Assim, tudo que você pesquisou e achou relevantes, basta anotar numa página e depois tentar contar tudo, somente olhando para estas palavras.

Até a próxima aula que vai ser sobre “Como é a estrutura de um artigo para blog”.

Gostou? Compartilhe!

wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br