Como a Neurociência pode ajudar para o sucesso do Marketing Digital

Como a Neurociência pode ajudar no sucesso do seu projeto no Marketing digitalMesmo trazendo alguns estudos científicos, esta postagem assume características motivacionais, no sentido de ajudar as pessoas que estão desmotivadas por não ainda não estarem realizando vendas em seus projetos. Algumas destas pessoas alegam terem adquiridos mais de um curso há mais de 8 meses, seguido as técnicas dos formadores, mas não conseguiram êxito.

No artigo, “êxitos nos negócios passa pelo amadurecimento do conhecimento”,  uso argumentos científicos, que um dos pressupostos para o sucesso na internet passa, obrigatoriamente, pelo fator tempo, ou seja maturidade do seu projeto.

Na verdade, quando estamos assistindo os vídeos de venda de um determinado curso, seus produtos falam em conquistas financeiras em 30 dias, caso siga a risca de seus ensinamentos. Porém, quero chamar a atenção para alguns detalhes. O primeiro deles, é que o produtor está se utilizando de “Gatilhos Mentais”, que visam motivarem a compra do seu produto. Mas, também, quero adiantar, que não é fraude, porque é fato que o trabalho online é uma realidade, em vista de que muita gente já deu prova disto.

Entretanto, quero deixar claro, que estas pessoas a atingirem sucesso nos dias mencionados pelos produtores, não estavam no marco zero, como se imagina. Pode acompanhar os relatos delas, que são unânimes em afirmarem que vinha tentando ganhos na internet há um bom tempo, geralmente até mais de 2 anos.

Quem sai do zero,tem de esperar pelo seu tempo

Olha, não vejo outra maneira a não ser assim. Digamos que você adquiriu um curso, um excelente curso como o de Alex Vargas, o Fórmula Negócio Online. Sim, se você fizer tudo certinho, seguir as riscas, vai sim um dia começar a ganhar dinheiro na internet.

Acontece que, quem está começando do zero, vai enfrentar um caminho árduo, de estudo, prática e espera. Aprender e dominar todos os conceitos e colocá-los em prática leva um bom tempo. Muito tempo mesmo porque são muitas informações a serem dominadas.

Além do mais, mesmo que você domine bem os conceitos, ao criar seus projetos e começar a captar seguidores, até que as primeiras vendas se concretizem leva um tempo também. Não se esqueça de que quando o visitante tem acesso as suas postagens no seu blog e vídeos, ele também está aprendendo sobre o negócio online.

Isto aconteceu comigo, e pode fazer uma reflexão, deve ter acontecido a você também antes de adquirir o primeiro curso e entrar para o negócio digital. É um processo natural. A pessoa tem acesso às informações, vai refletindo, pulando de um blog para outro. Um pouco meio desconfiando, até que se convence de que vale a pena tentar ingressar no negócio online.

No meu caso, passei quase três meses lendo e vendo vídeos sobre o empreendedorismo digital. O mais interessante é que assistia a palestras de Conrado, de Érico Rocha, Alex Vargas e Taioba. Porém, em meio a tantas, três pessoas me chamaram a atenção. Uma foi o Marcos Trombeta, a outra Karyne Otto e Elaine Montenegro. A simplicidade como estas pessoas apresentam seus projetos foram determinantes para chegar a uma ação.

Abaixo eu mostro como, cientificamente, acontece a aprendizagem no cérebro humano. E, ao meu ver isto é essencial para que o negócio online decole, passa, obrigatoriamente pelo fator aprendizagem. Ou seja, domínios de conceitos, que serão internalizados e em seguida, transformados em ações práticas de forma mecânica.

O cérebro humano não enxerga o desconhecido

Ligações neurais é o que garante a aprendizagem humanaPara os teóricos da psicologia cognitiva, eles detectaram que uma coisa só é vista, quando ela é “desenhada” no cérebro. Quando temos acesso a um saber novo, ele é estranho. O processo é este: primeiro, não vemos o objetivo. Ele começa a ser desenhado no cérebro, que provoca o “conflito cognitivo” (2º estágio), até que acontece a acomodação e começamos a enxergar a coisa. É ai que vamos nos aproximando do objeto, até se tornar familiarizado.

Na Foto acima, demonstrações de ligações neurais. Quando nossos sentidos captam uma informação, inicia o processo de “inscrição” nos neurônios através das ligações entre si. A fixação deste conhecimento só acontece quando ela repetida várias vezes. Então, acontece o fortalecimento da bainha neural. Em seguida, ele é transportado para o cérebro de armazenamento, o hipocampo.

A repetição de uma atividade é o que o leva a aprendizagem

Da mesma forma aconteceu comigo e com você quando tivemos o primeiro contato com o empreendedorismo digital. O mesmo está acontecendo com as pessoas que estão chegando a sua plataforma e a minha. Assim, a medida que elas vão lendo os artigos e vendo os vídeos, estão também passando pelo processo de aprendizagem. E isto leva um tempo até que elas partam para a ação que é comprar o meu e o seu produto.

 

Como exemplo prático, cito as falas de Karyne Otto e Elaine Montenegro, pessoas que começaram a ter bons resultados no marketing digital. Elas comentam que vinham tentando ganhar dinheiro na internet. Fizeram diversos cursos, mas não tinham sucesso, Porém, do final de 2014 e início de 2015 começaram a ganhar dinheiro e aí foi uma sequência de resultados positivos.

O que aconteceu com as duas, foi exatamente o amadurecimento de seus projetos. O amadurecimento acontece tanto internamente, quanto externamente. Ou seja, é um ´processo tanto que aconteceu com elas e também com seus seguidores, os quais entre eles, eu me incluo. Este é um processo natural e lento.

Finalizo este artigo citando parte de um artigo da psicopedagoga Alicia Fernandez. Ela lembra a metáfora da criança que insistia em andar de bicicleta. Caia todas as vezes, mas, de repente, sem que ela mesma percebesse, subiu na bicicleta, pedalou e ela se equilibrou com toda facilidade. Nunca mais caiu. O fato é que estava acontecendo uma coisa fantástica no cérebro desta menina e acontece diariamente no nosso também.

Cada coisa nova que vemos, ela vai sendo imprimida através de um fenômeno chamado melanização da bainha dos neurônios, via sinapses cerebrais. Estes conceitos são internalizados, a ponto de caírem na memória definitiva e se tornarem mecânicos. Assim, como a criança da bicicleta, Karyne Otto, Elaine Montenegro, eu, você passaram e haveremos de passar pelo mesmo processo. Uns mais rápidos, outros menos, mas que um dia, as coisas começam a acontecer sem que nós mesmos não saibamos como explicar o sucesso.

Mais informação, assista o vídeo abaixo:

 

 

 

Gostou? Compartilhe!

wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br