Empreendedorismo digital: o novo paradigma do mundo dos negócios

O empreendedorismo digital é o novo paradigma do mundo dos negóciosO mundo dos negócios está passando por uma grande mudança. Na realidade, um novo paradigma; no mundo dos negócios, informação, conhecimento e entretenimento. Um paradigma é uma mudança estrutural, significativa e que marca um tempo histórico.

Neste caso, uma mudança de modelo no campo da economia e dos negócios.Traços desta mudança foram observados a partir dos anos 2000, com a popularização da internet devido a sua queda nos preços de instalação e na velocidade de transmissão. Claro, que a internet ainda tem muito o que crescer, o que vai ainda mais definir esta mudança de paradigma. Mas, cenas como a da foto, é cada dia mais comum: pessoas plugada em qualquer lugar e horário do dia.

A partir do momento em que as pessoas começaram a ficar plugadas, observaram que a internet tinha muito mais a oferecer do que apenas ficarem “batendo papo” nas mídias sociais. Os mais “espertos” viram nas mídias um local ideal para o alavancamento e consolidação de seus negócios. Empresas contratam marqueteiros que passam a divulgar sua empresas nas mídias sociais.

Como sempre vem acontecendo na história, europeus e norte-americanos saem na frente, a ponto da surgirem profissionais exclusivamente para este setor. São os chamados empreendedores digitais, marketing digitais, ou network, ou seja, funções exclusivamente online.

Atualmente estes profissionais vem ganhando espaço no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Além do mais, empresários, profissionais liberais começaram a enxergar a grande sacada que é o empreendedorismo digital, termo que gosto de usar por ter uma conotação mais abrangente. Ou seja, engloba o marketing, o profissional (network) e negócios afins, digital ou físico.

Quanto a conceito de empreendedorismo digital, é bom lembrar que atualmente ele pode ser somente digital, físico e digital.

O que é um empreendedorismo digital (online)  puro

Sendo exclusivamente digital, o negócio é todo realizado online. Está voltado para o campo da informação, do conhecimento e entretenimento. Assim, o empreendedor pode trabalhar escrevendo livros e revistas (e-book), criando cursos, palestras, workshop, vídeos aulas, vídeos com shows humorísticos, musicais, teatrais, etc.

Neste caso, trabalho, atendimento e venda é todo online. Por isto o termo empreendedorismo e marketing digital. Venda e compra, também. A vantagem é que ele pode ser realizado de qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da semana. O pagamento é também online, via bancos e plataformas específicas.

Empreendedorismo misto: online off ao mesmo tempo

Mas, a internet também pode ser muito útil a um modelo que classifico como misto. Online e off  ao mesmo tempo. Ou seja, o empreendedor pode criar uma plataforma online para anunciar o seu produto físico.

Trazendo isto para o lado prático, o empreendedor, tem um produto físico e utiliza a internet como espaço de divulgação. Exemplo, ele fabrica sapatos e cria uma plataforma (blog, Facebook, YouTube) para divulgar os seus sapatos.

Indiscutivelmente, é uma saída inteligente, porque além de ser econômica, abarca o maior número de clientes e atinge países e continentes inteiros. Muito mais econômico do que se pagar anúncios em canais de televisão, emissoras de rádios, revistas e jornais. Ou até o trabalho de panfletagem, onde diversos anúncios são entregues, sem o mínimo controle do seu retorno.

A objetividade é marca no marketing digital

Já nas plataformas online, os clientes que chegam até elas, já passaram por um filtro de objetividade muito forte. Quem os levam até elas, são os mecanismos de buscas do Google, os quais trabalham com  pesquisas de interesse. Ou seja, se quero comprar sapatos, vou até o Google e pesquiso. Logo,. este é um cliente potencialmente forte ao consumo, porque tem um objetivo a ser alcançado, que é o de comprar um sapato.

No vídeo abaixo, comento sobre está mudança de paradigma, das transformações que aconteceram ao longo do transcurso da humanidade. Do comércio corpo a corpo, de casa em casa, passando pelas feiras livres, até as plataformas online. Ou seja, os modelos paradigmáticos que marcaram a história do empreendedorismo mundial.

Gostou? Compartilhe!

wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br