O mito de que trabalhar no empreendedorismo digital é garantia de uma vida fácil

Levar uma vida fácil é mito no empreendedorismo digitalAs campanhas de adesão ao empreendedorismo digital costumam falar de que quem for trabalhar neste seguimento terá uma vida tranquila, trabalhando a hora e quando quiser. Mas, sinceramente, isto não é verdade. O empreendedorismo digital tem muitas vantagens em relação ao trabalho de empregado numa empresa, mas também requer muita dedicação da pessoa que queira entrar neste mercado de trabalho.

Geralmente os anúncios vem acompanhados de fotos em que a pessoa se encontra na praia, tranquilo, gozando a vida numa boa. Bem, isto sim, pode ter um fio de verdade, mas também não se engane, trabalhar na internet dá na realidade estes direitos, desde que a pessoa crie estratégia para isto.

Empreendedorismo digital requer muita disciplina

Para início de conversa, é bom lembrar que um negócio na internet não foge as regras do físico. O empreendedor vai ter de dá atenção a seus clientes e também sair a caça aos novos e potenciais clientes. Desta maneira, além de produzir conteúdo, pesquisar sobre inovações mercadológicas, o empreendedor tem de tirar um tempo do seu dia para atender aos seus seguidores, ou seja, clientes.

Desta forma é preciso que o empreendedor cumpra rigorosamente horário de trabalho. Agora, a grande vantagem da internet é que este horário pode ser flexível. Assim, diferente de quem trabalha empregado onde chova ou faça sol ele tem de estar no horário de entra e saída, de segunda ao sábado (se este for a sua jornada na empresa). Já o empreendedor pode se dá ao luxo de sair com a sua família a praia numa plena segunda ou terça-feira.

Mas, para que o empreendedor goze desta flexibilidade de horário, é preciso que ele estabeleça estratégias para tal. Neste caso, estou falando daquelas pessoas que ainda não estão capitalizadas, ou seja, tocam seu negócio individualmente.

Nada de abandonar o negócio e fazer o que dá na cabeça

O empreendedor não pode também se dá ao luxo de fazer tudo que der na cabeças. Nem pensar em abandonar seus sites, Fanpage, e-mail, canal de You Tube e ficar por aí “de pernas pro ar”, como mostram algumas imagens publicitárias.

Primeiro, a clientela (seguidores) é a vida do seu negócio. Diariamente dezenas de pessoas estarão à sua procura buscando alguma informação e ajuda. A atenção aos seus seguidores é essencial para o sucesso do trabalho na internet. Basta lembrar que se alguma pessoa que já está visitando seu site e disposto a comprar algum produto seu, se tentar entrar em contato com você e não obtiver êxito, ela pode ir pode procurar atenção de seu concorrente e consequentemente fechar negócio com ele.

Conciliar lazer e trabalho é uma das vantagens do trabalho na internet

No empreendedorismo digital se pode conciliar trabalho e lazerPor isto que falei em criar estratégias. Esta é a grande vantagem do empreendedorismo digital e o trabalho de empregado. Neste caso, você pode conciliar trabalho e lazer, ao mesmo tempo. Você pode sim, ir a passar o dia numa chácara, por exemplo, e levar seu computador, ou simplesmente aproveitar este momento para dá uma lida em alguns livros, revistas ou assistir alguma palestra.

Entretanto, neste caso, se vai passar mais de 12 horas alheio ao mundo on-line, é bom antes observar se não tem alguém algum seguidor/cliente seu a procura de ajuda. Em caso de não havendo tempo hábil para atende-lo, dê uma justificativa prometendo que em breve vai entrar em contato com ele.

Sim, em caso de no local ter acesso a internet, você pode se desligar algumas horas da internet, mas logo que puder dê uma olhadinha para ver se não existem algumas “pendências”, ou seja, alguém a procura de tua ajuda.

Não vejo nada de mais em misturar um pouco de trabalho e lazer. Afinal de contas, outra coisa que levo em consideração é que o empreendedorismo digital veio como uma fórmula, também de realização pessoal. Ou seja, você fazer aquilo que gosta, ou que te dá prazer.

Empreendedores que conciliam trabalho e lazer

Afinal de contas, pessoas que estão trabalhando no mundo online fazem isto com frequência. Muitos aproveitam o momento de estarem numa praia, numa casa de campo, na piscina do hotel e gravam vídeos respondendo a perguntas de seguidores. Entres estes profissionais estão Dani Edson, Erico Rocha, Cristiane Franklin e Romualdo Cronnemberger

Assim, tendo o bom senso de conciliar trabalho e lazer, criar estratégias no sentido de usar seu tempo de forma flexível, mas com sabedoria, não irá ter prejuízo no seu negócio. Mas, não posso ser irresponsável a ponto de iludir de que trabalhar na internet vai ser pura moleza.

Trabalhar na internet é um negócio como outro qualquer. Exige tempo, dedicação e amor por aquilo que você se propôs a fazer. Então, se estas qualidades não lhes atraem, não vale a pena entrar para o empreendedorismo digital. Mas, se você vê nisto algo de positivo, siga em frente, porque este deve ser o seu projeto de vida.

Gostou? Compartilhe!

wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br