Template de qualidade é requisito obrigatório na criação de um blogger profissional

ipad-649499_1280Para quem tem um blog profissional sabe muito bem que o número de visitas diárias é essencial para que o seu negócio on-line tenha sucesso. Porém, além do conteúdo de qualidade, a apresentação visual do seu blog é de fundamental importância para que as pessoas que cheguem até o seu projeto ao se identificarem com ele  volte outras vezes. Assim, ter um template de qualidade, limpo e responsivo é um quesito indispensável.

Observe na foto que ilustra esta postagem. A imagem parece surreal, mas é o que acontece nos dias atuais, o tempo parece curto, e assim, ao pesquisar, as informações devem vir na velocidade de um relâmpago. Este conceito chegou até os lugares que eram referência em descanso, paz e calma.

Primeiro devo explicar, principalmente para aqueles que ainda não estão familiarizados aos conceitos do marketing digital, o que seja um template de qualidade, limpo e responsivo. Template é o mesmo que plataforma. Ou seja, o formato (Estrutura) como o seu blog será apresentado.

O que é um template de qualidade

Como forma de exemplificar o que seja template, uso a diagramação de um jornal ou revista física. Ao chegar a uma banca de revista, você vai observar que cada jornal ou revista vai ter a capa e seus artigos no corpo apresentados de formas diferentes. No geral, isto acontece com os blogs e sites. Textos, imagens e gráficos devem ser postados de forma que conquiste leitores e visitantes.

Por analogia, o template é o esqueleto do seu blog ou site. Nele é onde seus textos, imagens e gráficos serão configurados. Um template de qualidade lhes dá liberdade para que você vá além de escrever e fotografar e simplesmente postar. Você vai ter liberdade de criar, de tornar seu blog mais dinâmico, criar links, dividir conteúdos, etc.

Outros fatores que se devem levar em consideração quando se for adquirir um template é leve e responsivo. Isto significa que quando a pessoa que estiver pesquisando na internet ao clicar em cima da palavra-chave da postagem que o levará até seu blog, ele não leve muito tempo para ser acessado.

A demora de acesso ao conteúdo on-line está ligada a dois princípios básicos e que ao mesmo tempo um está interligado a outro: velocidade da internet e pesos das páginas (site, blogs). Alguns templates são pesados e com isto, mesmo que a internet do usuário seja boa, mesmo assim, o blog demora um pouco a abrir o conteúdo pesquisado.

Template deve ser belo, ágil e leve

De acordo com palestras proferidas por especialistas como Alex Vargas, Jonatham Taioba, Jair Rebello, eles são unânimes em afirmar que muitos blogs e sites perdem audiência porque seus templates são pesados. Assim, quando o usuário tenta acessar o blog e ele não linka rápido, ele desiste da pesquisa e vai tentar acessar outro blog.

Por isto é muito importante que seu blog tenha um template bonito, mas também leve e responsivo. Ou seja: bonito, de carregamento rápido e que dê resposta rápida a quem está pesquisando. Neste caso, a velha máxima está atualizadíssima na cabeça do usuário: “tempo é ouro”.

Os especialistas também alertam para que o template do seu site seja compatível com as mudanças tecnológicas que vem acontecendo. O volume de acesso à internet que antes acontecia exclusivamente via computadores e notebook está migrando para celulares e tabletes.

Desta forma, se faz necessário que um template profissional seja compatível com estas novas mídias. Também que ele tenha navegabilidade rápida. Caso contrário, a pessoa que esteja pesquisando vai desistir de entrar em seu blog/site.

Como adquirir um template

Existem duas maneiras de você adquirir um template profissional de qualidade. A primeira é você contratando um profissional qualificado que o desenvolva para a sua empresa. A outra é adquiri junto a profissionais que trabalham com configuração voltadas para o empreendedorismo digital.

As duas formas têm seus pontos positivos e negativo. Na primeira, o ponto é que você vai ter um template exclusivo. O profissional, uma espécie de identidade única. Porém, é um trabalho oneroso e que vai requerer a assistência constante de um suporte. Ou seja, postagens, mudanças, reconfigurações só serão realizadas pelo profissional que criou o template.

Já na segunda maneira de adquirir um template, ou seja, junto aos profissionais que desenvolvem modelos exclusivos para profissionais iniciantes no marketing, o preço se torna muito mais econômico. Estes templates, mesmo sendo “genéricos”, têm um excelente resulto custo/benefício para que o adquire.

Estes templates foram programados para facilitar a vida de quem trabalha com blog profissional. Além de uma excelente qualidade, seus criadores trazem orientações técnicas que vão desde o instalar o template no seu blog, realizar configurações e ainda por cima dão suporte técnico. O melhor de tudo é que o pagamento acontece uma única vez e com isto você pode usá-lo no seu blog para o resto da vida.
Acreditem, mas estes templates ( que gosto de conceituá-los de genéricos) são excelentes mesmo. São limpos, carregam fácil, estando configurados para todos os tipos de mídias e ainda por cima com opções para capturar leads (e-mails) que são essenciais para quem trabalha com o marketing digital.

Gostou? Compartilhe!

wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br