O e-mail marketing é uma ferramenta de captura que vai fazer seu blog bombar de visitas

phone-612061_1280O e-mail marketing é uma ferramenta essencial para quem trabalha com produtos online. Seja vendendo produtos digitais ou físicos, cursos, palestras, workshops entre outros. Ele serve para que o empreendedor consiga chegar com mais facilidade e rapidez até os seus potenciais clientes. Os e-mails são enviados direto do empreendedor ao presumível futuro cliente.

O e-mail marketing é hoje uma técnica muito utilizada pelo empreendedorismo digital e até por empresas físicas. Um exemplo disto é quando você está fazendo compras num supermercado. Então chega uma promotora de vendas com uma promoção de seu produto.

Como o e-mail marketing funciona na prática

Geralmente, quem compra determinada quantidade do produto de sua empresa ganha um brinde. Em seguida, a promotora indaga o cliente se ela pode mandar informações da empresa para o seu email. Neste caso, ao permitir que a empresa envie dados sobre preços, promoções, cursos, receitas, etc, você está autorizando a prática do e-mail marketing.

Esta é uma técnica legal, mas que deve ser respeitada algumas regras de seus envios, em vista de que o “o tiro pode sair pela culatra”. Ou seja, o de você se tornar antipático e com isto ele deletar o nome de sua empresa de sua caixa de entrada.

Exatamente aí onde acontece a separação entre spam e e-mail marketing. O primeiro é a correspondência que foi enviada a caixa da pessoa sem que ele desse consentimento. Já a segunda é com o seu consentimento como exemplifiquei no caso do acordo entre a promotora de vendas e o cliente que estava realizando compras no supermercado.

Desta forma, para evitar que seu cliente transforme seus e-mails e span, é preciso que antes de você utilizar esta ferramenta tenha uma boa aproximação com seu cliente. Para isto, existem algumas técnicas que devem ser seguidas com o objetivo de conquistar o direito de postar seus produtos e serviços no e-mail de uma pessoa.

“Iscas” são técnicas matadoras usadas no e-mail marketing

Entre estas técnicas, está a que foi utilizada pela promotora de vendas da empresa citada no início deste artigo. Um deles é um brinde, mas pode também ser informações ou mesmo minicursos e palestras. O importante é que estes serviços sejam gratuitos. Alguns especialistas conceituam esta técnica como “isca”.

O fato é que na maioria das vezes, a pessoa não rejeita seu pedido para envio de material ao e-mail dele. Esta rejeição fica ainda mais difícil quando seu blog já vem oferecendo artigos de qualidade. Assim, o visitante ao ter acesso a sua página, se sente que as informações são boas e ele vai desejar continuar mantendo relacionamento com seu blog e também com você pessoalmente.

Agora o grande erro, e repulsa de muitos visitantes quanto ao envio de e-email acontece quando os primeiros envios já são de venda de produtos. O visitante do seu blog percebe que você está interessado em vender produto, e na maioria das vezes ele manda seu e-mail para o span.

As vantagens de quem usa o e-mail marketing

Mas, ao se tomar estes cuidados, o e-mail a sua empresa física ou digital só tem a ganhar com esta ferramenta. Afinal de contas ela oferecem seis vantagens que são capitais para o sucesso de seu projeto digital:

1) Rapidez: Pode ser enviada uma grande quantidade de e-mails em pouco espaço de tempo para várias pessoas:
2) Interatividade – Eles criam uma interatividade entre sua empresa e o seu cliente:
3) Procriativo – Ao invés de esperar que o cliente encontre seu produto você vai ao encontro dele:
4) Segmentado – Seus produtos e serviços vão de encontro a tipo de consumidor que está a procura deles. Com isto você seguimenta o público, não fica atirando a esmo. As pessoas a quem você vai enviar seus e-mail já foram previamente escolhidas;
5) Personalizada: Os e- mail podem ser enviados de forma personalizada, com nome da pessoa, e alguns e interesses próprios;
6) Economia: Com pouco recursos você chega a milhares de clientes.

Pelo o que exposto, não dá para negar a importância do e-amil marketing para a sua empresa, seja ela exclusivamente digital, física, ou mista (digital e física). Se usado de forma correta, os benefícios são muitos e com isto se ganha tempo e se economiza dinheiro. Assim, adquirir uma boa página de captura deve ser uma prioridade para quem quer ter sucesso no empreendedorismo digital.

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wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br