Cinco regras básicas que todo empreendedor deve seguir para ter sucesso no marketing digital

success-617130_1280Desde que comecei a investir em marketing digital aprendi com os especialistas de que não existe outra forma de que seu negócio tenha êxito se não seguir estas 5 regras básicas: investimento, conhecimento, abrir mão do perfeccionismo e ser proficiente.

A bem da verdade, a gente sonha em conquistar as coisas fáceis. De graça e sem muito investimento, tanto financeiro quanto físico. Porém as coisas não são bem assim. Pelo contrário, e aí repito a máxima de um negociante tradicional de uma cidadezinha do interior em que ele falava: “meu filho, direito puxa dinheiro”. Ou seja, o que aquele senhor queria me ensinar é que não era possível ganhar dinheiro sem investimento. E olha que ele era um homem bem simples, semialfabetizado, mas já conhecia está fórmula fatal.

As 5 regras básicas do marketing digital

Assim, muita gente inicia seu negócio na internet achando que vai ter lucro na base do “free”. Domínio, hospedagem, templates, página de captura, etc. E o mais grave, aprender tudo sem pagar um único curso. Aí fica perambulando na internet, a procura de informações as quais em sua maioria são contraditória.
Desta forma, enquanto ele perde muito tempo, se cansa, outros que tem uma visão mais aberta se antecipa, adquire cursos, segue as orientações de seu instrutor e em meses está com seu projeto pronto e as vezes já caindo alguns trocados.

Outro erro é o conhecimento sem ação. Geralmente são pessoas muito perfeccionistas. Vivem a vida inteira em busca de fazer algo perfeito. Dão ouvidos para o que as outras pessoas falam. Tem um medo exacerbado de errar. Mas, aí vai uma dica: ninguém vai atingir este estado de pureza irrefutável.

Neste caso, a saída mais inteligente é a seguinte. Bote em prática aquilo que você sabe. Saiba que a sua informação não vai servir para muitos, mas existem pessoas que estão necessitando delas. Assim, você já vai ser útil para alguém. Se errar, aprenda com o erro. Reconstrua seu produto ou ideia, corrigindo o que estava errado.

Aprendi isto com a psicopedagoga Alicia Fernandez. Ela tem um texto muito interessante que é “O saber em jogo” onde a psicopedagoga fala como à pessoa pode se apropriar das autorias de pensamento.

Não tenha dúvida. Ninguém constrói do nada. Ao dar um passeio pelas grandes descobertas, pelos grandes mestres, ideias, descobertas ou produtos, foram todos construídos graças a um pensamento anterior, a que eles chamam de “apriorismo”. Assim, teóricos como Darwin, Kant e Freud, construíram suas ideias apoiadas em outras leituras. E nenhum deles escondeu isto.

Mas, existe sim, um diferencial entre aquilo que é seu e a cópia. O que é verdadeiramente sua produção é a síntese, a reflexão, a discordância ou concordância do que você interpretou das informações colhidas. Os textos de outros autores.

Já a cópia é literal, isenta de crítica e reflexão. O mais crítico na cópia é que não existe nada de novo, e ainda por cima corre-se o risco de levar o erro a frente. Assim, se a informação base estava errada, a pessoa a reproduzi-la, repassa o erro.

A cópia é um atestado de incompetência. Ela somente acontece porque muitos ao criarem um negócio na internet imaginam que vão levar uma vida de moleza e assim não investem no conhecimento (saber e aprendizagem).

Da mesma forma que a pessoa entra numa faculdade para ao final de 5 anos sair com um diploma e apto a exercer a profissão que ele escolheu, o negócio na internet segue o mesmo percurso. O empreendedor precisa se qualificar e para isto tem de ler, estudar, assistir vídeos, gastar em treinamentos.

Desta forma, é muito importante que o empreendedor compreenda que o mundo passa por constantes modificações, principalmente no campo do conhecimento. O que foi aprendido no ano passado, já pode estar ultrapassado.

Acrescente a tudo isto uma qualidade que o mundo dos negócios exige na atualidade. Desenvolva a capacidade de ser proficiente. Tenha a maturidade de saber que cabe somente a você resolver os seus problemas. Arregace as mangas. Se seja criativo e disciplinado.

Finalizo, com a seguinte conclusão. Se seguir às riscas estas normas, imagino que dificilmente você deixará de alcançar êxito em seus negócios. Porém, saiba de uma coisa, tudo necessita de um tempo, de maturidade.

Gostou? Compartilhe!

wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br