Conheça as vantagens para quem paga domínio e hospedagem do seu blog

entrepreneur-593352_1280Neste artigo falo sobre a importância da contratação de hospedagem e domínio para o seu blog. Sei ser esta uma dúvida que paira sobre nós na hora de construir um blog e com a questão financeira pesa muito, somos tentados a seguir os impulsos de optar pelo domínio gratuito. Porém, vou mostrar as vantagens de se ter um blog pago, principalmente quando é desejo de seu construtor torna-lo profissional.

URL personalizadam a primeira vantagem do domínio pago

Na realidade, uma plataforma gratuita só seria aconselhável para quem vai editar um blog em forma de hobby. Ou seja, uma postagem somente para por fotos de festinhas, brincadeiras, ou resumos de aula, etc. Mas, se você tem uma ideia de profissionalizá-lo, não existe nenhuma desculpa para se esquivar de pagar uma quantia tão pequena quanto o preço cobrado pela hospedagem e domínio.

Quando você opta pela forma paga, a primeira grande vantagem é o de você a partir de agora ter uma URL personalizada (própria) . A URL [e o endereço, ou seja a identidade de seu blog. Ele é o primeiro contato do usuário com a sua marca, antes mesmo de acessar a sua página.

Exemplo de URNL: (wlissesguerra.com.br)

No caso de uma URL gratuita, ela leva a nome da empresa que a hospeda, como por exemplo, blogspot e wordPress. Por exemplo ( wlissesguerra.blogspot. com ou wlissesguerra.wordpress,com ). Algumas destas ferramentas gratuitas disponibilizam a opção de registro de domínio. Mas, mesmo assim, é algo que não faz parte do pacote gratuito e deve ser pago a parte.

Como se pode ver, seu nome ou de sua empresa no meio do seu endereço dificulta a memorização do seu blog/site. Outro fator importante é que a URL paga dá status de profissionalismo. Vejo até colegas blogueiros que ao explicar isto dá um exemplo bem didático. Como você vai justificar a importância financeira de seu produto se não tem condições financeiras de pagar um domínio e hospedagem do seu blog?

Visual mais bonito

Para início de conversa, não existe nada gratuito. Então, senão vejamos, como as empresas que oferecem hospedagem sobrevivem, se não cobram nada? Pois bem, uma das maneiras destas empresas ganharem dinheiro é com anúncios no seu blog, independentemente de seu consentimento, ou não. Desta forma seu espaço pode ser invadido por banners e propagandas que muitas vezes não têm nada a ver com os seus negócios e nunca será rentabilizado a seu favor.

Ao você optar por uma plataforma paga, o seu endereço não está sujeito a anúncios indevidos e incompatíveis com os seus negócios. E o melhor, você até pode ter publicidade na página, mas quem vai negociar isto é você com o anunciante e o dinheiro vai parar no seu bolso.
Além do mais, quando o seu blog é pago você pode configurar o layout como quiser. De graça, as opções podem ser mais limitadas. O layout dos blogs gratuitos tem visuais tem suas postagens, uma sobrepostas as outras. Não existem recursos de uma configuração mais bonita, a não ser que seja implementada algumas “gambiarras”.
Domínio total do blog

Quando seu blog utiliza serviços gratuitos, você não é o verdadeiro dono do espaço. Mas, você só vai tomar conhecimento disto no dia em que, sem mais nem menos, a empresa de hospedagem tirar sua página do ar. Geralmente a desculpa para isto é que você violou algum dos termos de serviços deles.

Carregamento mais rápido das páginas

Outro fator que pesa sobre os blogs gratuitos e pagãos é a velocidade de carregamento das páginas. Este é um ponto que somente pessoas que trabalham profissionalmente na internet sabe o peso que isto tem para o seu negócio. Blogs lentos perdem visitas.

Mas, como falei no início, quem não trata seu blog profissionalmente não está nem aí para esta questão. Entretanto para quem cria um blog com intuito de ganhar dinheiro sabe muito bem do que estou falando. Eu mesmo passei por esta experiência, criei um blog seguimento o e entrei naquela de pagar domínio e postagem mais tarde.
Ao observar o número de visitas ao meu blog não batia com a expectativa que esperava. Era um blog de esportes amador e para se ter uma ideia, somente na abertura de uma copa de futebol infantil, participaram 42 equipes. Fotografei uma a uma, fiz uma ampla reportagem fotografei e levei mais de 2 mil cartões com endereço.
Para minha surpresa, o número de visitas não chegou a 500 no dia seguinte. Dias depois, eu soube por muitos jovens atletas que tentaram entrar no meu blog, mas não conseguiram. Ou estava lento, ou o endereço não batia. Dias depois, conversando com um especialista é que soube o porquê da audiência tão a quem do esperado. Trabalho de amador!

Para encerrar, alerto para alguns conselhos de que você pode iniciar seu blog gratuito e depois migrar para um serviço pago. Mas, tome cuidado com isto. Pois durante a migração, você pode descobrir que não há muito a transferir, simplesmente porque o provedor não armazenou o conteúdo publicado. Resultado, você pode ter trabalhado em vão e muitas postagens foram perdidas.

Assim, de acordo com a série de motivos visto nesta postagem, não considero uma boa pedida optar por um serviço gratuito (amador) de postagem e domínios de blogs. Para quem quer fazer de seu blog um negócio, o mais sensato é optar por uma plataforma paga, ou seja profissional.

Gostou? Compartilhe!

wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br