O que é Empreendedorismo digital e o poder do nicho de mercado especializado

O empreendedorismo digital potencializa os nichos de mercado especializadosEmpreendedorismo digital é um termo genérico para explicar uma nova tendência de marketing que está surgindo no mundo. Ele reúne negócio de diversos nichos de mercado já existente no mercado físico e outros que estão surgindo no seguimento digital. É um negócio como outro qualquer, porém o diferencial é que é online (transações comerciais via internet). Já o nicho de mercado, é uma espécie de sub-mercado dentro de um macro-mercado.

Antes, porém, explico estes dois termos que são estranhos para pessoas não habituadas aos conceitos de marketing. O primeiro é nicho de mercado, que significa seguimento de mercado, ou determinado conhecimento ou serviço que determinadas empresas se especializam.

Entendo o que sejam de nichos de mercados

A forma mais fácil de entender o que seja nicho de mercado é observar uma banca de revista. Suas gôndolas estão divididas por setores com revistas específicas: jardinagem, cabelos, unhas, informática, artesanato, pedagogia, motocicletas, fotografia etc. Cada divisão desta é um nicho de mercado. Assim, se você é manicure, por exemplo, seu seguimento é unhas.

Observe que um nicho de mercado traz a esta banca de jornal pessoas interessadas nesse seguimento. Se eu trabalho ou gosto de artesanato, sempre que vou a banca de revista, meus olhos se direcionam para as revistas de artesanatos.

O mais interessante, é que quanto mais específico for o nicho, o profissional ganha mais status de autoridade. Muitas vezes um seguimento de mercado é muito amplo e ele congrega diversos sub nichos. Ou seja, especializações mais refinadas.

Assim, se trabalho com artesanato, isto não significa dizer que tudo que seja de artesanato me interessa. Um exemplo, trabalho com bordado em tecido, este é o meu nicho específico.

Assim, se for a primeira vez que vá a esta banca de revista, procuro o vendedor e peço informações sobre as revistas de artesanato. Mas, ao chegar na gôndola de artesanatos, procuro as revistas sobre bordado em tecido.

Um exemplo de nicho de mercado especializado

Pois bem, a mesma coisa vai acontecer no mundo virtual. Se eu vou pesquisar na internet sobre pinturas em tecido, não me interessa trabalhos em EVA, biscuit ou fabricação de sabonetes artesanais. Como trabalho com pinturas, só me interessa ler artigos e ver vídeos sobre pinturas em tecidos.

Agora, não sei se você já prestou a atenção, os profissionais que tem mais sucesso na atualidade, são exatamente os que trabalham num seguimento de mercado mais especializado. Aquelas pessoas que optam por “abraçarem o mundo”, findam sendo despercebidos, e seus trabalhos não são valorizados.

Se está com dúvida quanto a isto, vou citar alguns exemplos de profissionais de nicho de mercado específico que são sucessos no Brasil. Entre os cabeleireiros, a carioca Tâmara Prado, é referência em colorimetria. Ela realiza vários trabalhos, mas as profissionais a conhecem como a fera em colorimetria.

Aromaterapia, uma especialização da medicina natural

O nicho especializado faz do empreendedor uma autoridadeOutra especialista de reconhecimento nacional é Samya Maluf. Samya se especializou em aromaterapia. O mais interessante é que ela iniciou seus serviços numa época em que poucos davam credibilidade a esta forma de tratamento natural. Hoje Samya não só é uma autoridade no assunto, assim como está contribuindo para que a aromaterapia seja reconhecida no Brasil.

Para quem trabalha com pintura em tecido, sabe muito bem do peso da londrinense Bia Moreira. Bia, fundou o método “biônico” ou seja, a técnica de desenhar pintando. A artesã é um exemplo de sucesso profissional e que usa muito bem o marketing digital, mesmo tendo iniciando seus trabalhos quando somente existia mídia física e atualmente ela ocupa as duas formas: física e online.

Agora, qual é o motivo que o especialista leva vantagem sobre os profissionais que não fecham seu nicho? A resposta é muito simples. Ao especificar um seguimento profissional, ela finda por definir um nicho bem específico.

O mais interessante é que esta escolha culmina por focos duplos, tanto do produtor, quanto do cliente. Ou seja, o profissional finda não fazendo somente um trabalho qualquer, mas se transforma num profissional de excelência. Assim, ele, aos poucos, vai transformando seu trabalho em arte. Seu conhecimento mais aguçado e a busca constante em melhoria.

Exatamente estas qualidades é que culminam em atrair clientes que podemos chamar de alto valor. São clientes que buscam mais do que simplesmente comprar. Eles querem comprar algo de valor agregado. De qualidade e não qualquer objeto encontrado em qualquer espaço comercial.

É aí que está a grande sacada. Pessoas que exercem a mesma profissão sua existem aos milhares no Brasil. Porém, jamais chegarão a seu refinamento técnico e qualidade na prestação do serviço a que você se propõe.

Agora, vamos voltar ao caso de Bia Moreira. Existem milhares e talvez até milhões de pessoas que trabalham com pintura em tecido no Brasil. Mas, quem conhece esta técnica sabe muito bem do valor do trabalho de Bia Moreira. Seus trabalhos são garantia de venda e onde Bia Moreira estiver está sempre rodeada de admiradores e discípulos.

Outra coisa, você há de concordar que especialistas sempre existiram. Porém, antes do surgimento do empreendedorismo digital, o profissional “super” especializado era muito difícil de sobreviver. Isto porque, sem recursos financeiros, seu raio de atuação quando se iniciava na profissão era muito restrito. Geralmente não ia além de duas quadras da sua rua.

Neste caso era muito difícil conseguir número de clientes suficientes que resultassem em vendas que garantissem sua renda. O empreendedorismo digital veio ampliar e solucionar este problema. Assim, se você for sapateiro, por exemplo, que se especialize em confeccionar um modelo de sapato exclusivo para pessoas com forma superior a forma 43, seu trabalho não ficará restrito a sua rua. Ao criar um blog, Fanpage e canal de vídeo, você vai alcançar clientes do Brasil inteiro. Agora, imagine se seu modelo de sapato tem um designer único? Assim, no empreendedorismo ou marketing digital, os nichos de mercados ampliaram seu mercado de consumidores.

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wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br