Saiba porque todo profissional liberal tem de criar um blogger

keyboard-648440_1280Se você é um profissional liberal e está lendo este artigo agora, precisa entender o quanto é necessário a criação de um blog e assim fazer com que seus serviços e produtos sejam conhecidos nacionalmente. Um blogger é uma ferramenta de divulgação e venda impressionante, e que é essencial para que você faça a diferença no seu seguimento de negócios (nicho)

Preste bem atenção ao que vou te avisar! Não se trata de sair por aí oferecendo seus produtos, mas apresentar os benefícios que seus produtos será a arma vital para a captação de futuros clientes. Assim, a estratégia de venda online na atualidade é um pouco diferente da física tradicional. Seu trunfo está em oferecer gratuitamente um produto ou informação como forma de atrair clientela.

A receita é simples. Descubra o que desperta interesse em seus potenciais compradores e publique com intensidade em seu blog para, aos poucos, ir ganhando a confiança deles. Tudo com calma, sem que se apresse. Tente realizar um trabalho que mais pareça algo espontâneo.

Falo em blogger, mas na realidade é um conjunto de mídias digitais, a qual, em conjunto, acho bem interessante chamar de “plataforma de marketing digital”, ou de vendas, usando um termos mais abrangente.

Nesta plataforma, que reúne blog, Fanpage e um canal do You Tube, a ferramenta de marketing mais poderosa do mundo é um blog. Assim, o blog funciona como o lugar onde o cliente vai dá de cara com o seu serviço ou produto. A página de Facebook como se fosse um cartão de visita, e o You Tube, o local de demonstração de seus serviços e local onde você ganha a confiança do seu cliente.

Ao criar o blog, o seu editor/criador deve iniciar a postagem oferecendo conteúdo de qualidade que visem atrair os futuros clientes. Considero um erro grave, logo de início está anunciando produto de venda. O leitor logo irá de cara observar que a sua intenção é apenas vender produto.

Mas, quando ele entra num blog e lá encontra muitas informações importantes, aos poucos ele irá se interessar em voltar a visita-lo outras vezes. Assim, você vai trabalhando seu cliente para que venha a comprar seus produtos. A esta altura ele já tem consciência que aquilo que você está oferecendo vai realmente resolver o seu problema.

Alguns empreendedores digitais mais estruturados, criam dois sites. Um especificamente um blogger, ou seja, que reúne somente conteúdo informativo e educativo e o outro blog, exclusivamente para vendas. Na realidade, é como se fossem um blogger e outro em forma de loja. O informativo fazendo link para o de vendas.

Não deixa de ser uma proposta interessante. Mas, para quem está começando agora, são dois gastos. Então, não vejo muito problema em conciliar informação e vendas num mesmo blog.

O blogger é um espaço muito bom, porém para que ele ganhe vida e venda, se tem de trazer pessoas para ele. Caso contrário, seu blog vai ficar esquecido entre os milhares que são criados diariamente. A saída para este problema é a criação de uma Fanpage e um canal no You Tube.

Estas duas plataformas são essenciais para aumentarem o número de visitantes ao seu blogger de forma orgânica. A outra saída é o pagamento de anúncios (não orgânico). Mas, isto é um assunto que fica para outra postagem, até porque outros fatores vão determinar a importância ou não destes anúncios e até que ponto eles irão valer a pena.

O blogger vai fortalecer também o mercado físico

Mesmo iniciando o texto fazendo uma diferenciação do marketing digital para o tradicional, o fato é que os dois caminham muito próximos. Quando cursava a faculdade, meus professores já faziam uma diferenciação entre a criação de uma peça publicitária exclusivamente para venda e outra institucional. Ou seja, a primeira visava vender um produto, enquanto a segunda era promover a marca, a empresa.

A mesma lógica também pode ser vista no empreendedorismo digital. Primeiro é necessário que você fortaleça a sua marca. No caso, o seu blog, a ponto de seus clientes se tornarem seguidores e ganharem confiança, a ponto de voltarem a fazer visitas constantes e indicar para outras pessoas que são ligadas no seu nicho.

Artigos consistentes são importantes na audiência do bloggerUm exemplo disto é o site “Doce Limão”, criado por Conceição Truncon. O site é voltado para uma vida natural e sua audiência foi conquistada além de campanhas online, também na propaganda boca a boca entre os seguidores deste nicho. Nesse caso, o site é uma instituição ou marca forte.

Ao se tornar confiável, “O doce limão”, se transformou numa espécie de instituto para quem desejar ter uma alimentação e postura de vida natural. O site vende produtos e também recebe doações de milhares de pessoas mensalmente. Mas, isto somente foi possível, porque Conceição Trucon faz um trabalho sério há vários anos.

Contrariar este princípio tem sido o grande erro de muitos que entram no empreendedorismo digital. Postam algumas matérias e enchem seus blogs de produtos à venda. Então, o que acontece? O leitor nota que ali é uma loja de venda de produtos. Isto não lhes interessa e ele dificilmente voltará a visita este blog. Desta forma, o projeto não tem vida e o blog é abandonado.

Quando falo em conteúdo de qualidade, estou falando em ´postagens ou vídeos que realmente informem as pessoas. Eles devem ser originais, inovadores e responsáveis. Não adianta está copiando artigos de outros blogs e postando no seu. Isto não impede que você pesquise, em seus concorrentes. A pesquisa é necessária e faz parte da produção de qualquer coisa na vida. As coisas não aparecem do nada.

Copiar artigos é uma prática fadada ao fracasso

Um exemplo do que estou falando, é bem visível nos blogs do nicho de cosméticos, alimentação e saúde. A indicação de que estes três nichos têm audiência levaram muitos aventureiros a criarem blogs nestes seguimentos. Resultados, são postagens que não acrescentam nada, e o ponto mais crítico é o de que um blogger informa errado e outros ao copiarem massificam a informação errada.

Mostrando isto na prática, basta lembrar que já li artigo onde se observa que a pessoa não tinha a menor ideia de que seja um óleo natural de um essencial. O artigo misturava tudo. Também vi alguns vídeos, em que a pessoa copiou um texto de outro blog e o lia em frente a câmera. Alguns falam em receitas naturais, com adição de produtos industrializados que tem em sua formulação corantes, parabenos e essências sintéticas.

Criar um blogger com conteúdo desta qualidade é sinal de falência na certa. O blog pode atrair alguns leitores, mas cedo ou tarde eles irão perceber que os artigos são contraditórios, não trazem nada de novo e ele vai procurar informações em outro lugar onde o conteúdo seja confiável.

Como exemplo, além deste blogger, tenho um nicho sobre saúde e qualidade de vida. Este blog eu criei com um objetivo, o de me ajudar a envelhecer com qualidade de vida. Assim, não adianta eu fazer uma postagem apenas porque este ou aquele nutricionista falou sobre determinado assunto. Antes de fazer uma postagem leio diversas revistas, livros e vejo muitos vídeos. Filtro a informação.
Muitas vezes passo até 15 dias para escrever um artigo. Não tenho pressa, pois meu foco é um conteúdo verdadeiramente de qualidade. Não dou ouvido a modismo, ou notícias pagas nos meios de comunicação de massa que somente visam vender determinado alimento, medicamento ou produto que não tenha nenhuma serventia.

Finalizando, deixou uma última dica, quanto a produção do conteúdo. Vá com calma. Não adianta tentar encher seu blog de postagem apenas para fazer número. Se for um nicho que você ainda está aprendendo, pesquise, veja diversos pontos de vista. Observe o que é tem mais embasamento. Mas, se tratando de um nicho que você domina, escreva de forma natural. Cite exemplos práticos, experiências vivenciadas. Traga algo que o ajude a resolver, de fato, a sua dúvida, que é o seu problema.

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wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br