7 maneiras de ganhar dinheiro na internet

woman-690036_1280(1)Existem inúmeras maneiras de ganhar dinheiro na internet, porém neste artigo trago as 7 mais populares no Brasil. Nesta postagem vou ilustrar com exemplos de pessoas que já vivem exclusivamente da internet. Algumas largaram o seu emprego “físico”, o outras conciliam os dois mundos, o físico e o virtual.

Antes vou falar a importância de cada mídia. O blog é o espaço virtual mais popular e aberto ao público. Ele serve para que as pessoas tenham acesso aos meus produtos e serviços. Já a Fanpage, funciona como uma espécie de convite virtual. Ou seja, ao postar artigo e foto, ponho link que o levarão até o blog. Já o Youtube também serve para captar visitantes para o blog. A vantagem dos vídeos é de ser a mídia mais popular. O fato mesmo é o vídeo reúne imagem e voz, o que é muito mais atrativo do que a escrita nos dias atuais.

1 – Programas de Afiliados

De acordo com a maioria das pessoas que estão hoje vivendo de trabalhos na internet, eles indicam que o programa de afiliados é a maneira mais rápida e prática. Ela permite que se ganhe dinheiro simplesmente por cada pessoa que se indicou adquira um produto ou serviço.

Ou seja, eu ponho no meu projeto (blog, Fanpage e Youtube) um link do produto do afiliado em que estou inscrito. Assim, quem teve acesso a este produto via meu projeto, o produtor vai te pagar um percentual, previamente estipulado.
A comercialização no programa de Afiliado acontece via Hotmart, que é uma plataforma exclusiva para este projeto. Outra vantagem é que você não vai oferecer nada a ninguém, apenas compartilha o link do afiliado em seu projeto.

Sem sombras de dúvidas, a grande vantagem desse negócio é que o custo é praticamente zero. Entretanto, o sucesso vai depender de você trazer pessoas interessadas no nicho dão afiliado para o seu projeto.

Mas, é bom prestar a atenção para o seguinte. Os seguidores de seu projeto não devem ser amigos comuns, mas sim, pessoas que tenham interesse no tema do projeto. Não adiante estar convidando amigos de escola, de bairro ou de festas. Os “amigos” que você deve captar são pessoas que estão interessadas em comprar produtos e serviços. Ou seja, seguidores de um nicho.

Assim, se seu projeto é sobre bolsas, os seguidores devem ser pessoas que se interessam pelo assunto. Digamos, que sejam pessoas que gostam tanto de bolsa a ponto de além de comprarem para uso diário, sejam admiradores asfixiados a ponto de terem até coleção delas em casa.

Também podem ser outros profissionais que vivam de confeccionar bolsas. Se seu projeto tiver conteúdo, outros profissionais podem ser atraídos. Isto acontece porque eles querem se manter atualizados no que “rola” no seu nicho comercial. Assim, querem ver as tendências e novidades deste produto no mercado. Ainda mais, desejam aprender todas as técnicas inovadoras de fabricação.

Nesse caso, seu projeto tem tudo para dá certo. O seu link para o produto do seu afiliado tem tudo para ser acionado e muitos deverão comprar os seus produtos anunciados. Eles vão desde bolsas, cursos de como confeccioná-las, tendências de mercado, bolsas antigas, etc.

2 – Criação de Produtos de Informação e cursos

Criação de cursos online é uma forma de ganhar dinheiro onlineMuitos já compreenderam a importância da internet para o seguimento da educação. No mundo online os custos foram muito reduzidos. Escrever um livro, produzir uma apostila ou um vídeo aula era muito oneroso e somente as editoras e gravadoras tinham recursos para isto. Hoje, as coisas mudaram e produzir um curso em vídeo aula ou um e-book é muitíssimo mais fácil do que antigamente.

Atualmente basta que o produtor domine o conteúdo, ou chame um especialista para assessorá-lo, e seu E-book ou vídeo estará pronto em poucos dias. E, não tenha dúvida, os compradores surgirão. Óbvio que se terá o cuidado de produzir algo que exista realmente pessoas interessadas em ler e aprender sobre aquele assunto.

Mas isto é o que não falta. Atualmente diversos cursos são produzidos e comercializados pela internet. Entre eles o de danças, como o da foto, mas também de bijuterias, maquiagem, cortes de cabelo, segurança no trabalho, agricultura, etc.

Quanto a contratação do especialista, a coisa funciona assim. Ao contratá-lo, é pago um valor pela produção do conteúdo e a partir daí, o produto passa a ser seu e você tem o direito de fazer a sua revenda por quantas vezes quiser.

Para se ter uma ideia da força da internet, cito o exemplo de uma amiga. Ela ministrava curso de unhas decoradas no método físico (presencial) . Encontrava dificuldades em fechar uma turma, além dos lucros serem muito pequeno. Ela alegava que se cobrasse o preço justo tornaria inviável sua realização em face do reduzidíssimo número de inscritos.

Até que construiu um projeto online e em poucos meses conquistou uma boa audiência. Contratou um amigo que a auxiliou na produção de vídeos aulas. Colocou o seu curso na internet e hoje está conseguindo vender mais de 50 cópias por mês, a um preço mais elevado do que o presencial.

Neste caso, esta forma de ganhar dinheiro pode estar também interligada ao programa de Afiliados, em vista de que, como produtor, você pode escolher por duas formas de vendas. Uma de compra direta ao produtor via pagamento em boleto ou cartões de crédito. A outra é você por seu produto na plataforma do Hotmart, e integrá-lo ao Afiliados. Aí, é você quem vai pagar um percentual aos afiliados ao seu produto.

3- Ganhando dinheiro com o Adsense

Segredos do Adsense, outra forma de ganhar dinheiro na internetA terceira maneira de ganhar dinheiro na internet é através de anúncios do Adense. Para isto é preciso criar um blog de muita credibilidade, que consiga ter um grande número de visitas por dia. O blogger deve deixar espaços onde a Google Adsense vai por anúncios.

Na foto ao lado, Jonhatham Taioba, criador do Segredos do Adsense, um curso que orienta pessoas que queiram trabalhar na internet, criando sites e postando anúncios da Google.

A renda virá exatamente do número de clicks que os visitantes vão darem sobre os anúncios do seu blogger. São centavos de dólares, mas se tratando de uma página de muita audiência, no final do mês vai gerar uma boa renda.

Para muitos ganhar dinheiro no Adsense parece uma missão impossível, mas não é. O segredo do Adsense está em criar postagem de valor, artigos que conquistem uma audiência cativa e que ela esteja sempre visitando seu blog. Assim, o proprietário do blog deve alimentá-lo de artigos diariamente, ou com uma frequência constante e com o mínimo de tempo possível.

O que tenho observado é da existência de três técnicas infalíveis de ganhar dinheiro no Adsense. A primeira, é a que tem contribuído para desanimar muita gente. Neste caso, a produção de vários artigos por dia, e isto requer um bom número de pessoas produzindo. Ou seja, se trata de uma empresa.

Sabendo disto, muita gente tem desanimando, achando que somente quem tem muito dinheiro é que podem ganhar dinheiro como o Adsense. Mas, não é bem assim, como vamos ver nos outros dois métodos de conquistar audiência. São comentários sobre determinado assunto específico, e artigos técnicos que sirvam de conteúdo de aprendizagem técnica. Geralmente estes artigos vem acompanhado de vídeos.

Como exemplo existem blogueiros que escrevem artigos que analisam a política, economia, religião, esporte. Seus comentários, tidos pelos seus seguidores com de grande valor, criam uma audiência cativa.

Assim, a cada fato que aconteça no país, ligados a um tema deste, no mesmo dia o redator do blog posta um comentário sobre o fato.

Neste caso, não se trata de postar uma notícia do ocorrido, pois isto TV, jornais e rádios já noticiaram. Mas, seus seguidores querem ver o que o articulista comenta. Não vou citar nomes, mas existem vários blogueiros usando esta técnica.

A outra técnica é você ser um verdadeiro especialista, um profissional de notório saber e situado num nicho de mercado que envolve muitas pessoas. O seguimento de cosmético é um exemplo disto. Uma cabeleireira, por exemplo, que traga informações técnicas pertinentes, análise (teste) de produtos, novidades. Ao criar um blog, as chances de que ele seja visitado diariamente são muitas. Isto porque atrai tanto consumidores direto, como outros profissionais que queiram se inteirar no assunto.

Por outro lado, o nicho de beleza, é tão amplo e vasto que não dá nem mesmo para classifica-lo de nicho, mas sim de um seguimento de mercado de massa. O mesmo se aplica para o mercado de veículos, futebol, imóveis e saúde.

 

4 – Ganhando dinheiro desenvolvimento de websites

A revolução que a internet vem provocando no mundo dos negócios, informação e conhecimentos levarão as empresas e pessoas, obrigatoriamente, terem um endereço virtual. O novo endereço e obrigatório para se manter seu negócio vivo serão os bloggers ou sites.

Quem já está antenado ao mundo online sabe muito bem que sites e bloggers são responsáveis pelo sucesso do seu negócio. Eles são utilizados para vender produtos (físico ou digitais), prestar informações, gerar lucros, entre outros inúmeros objetivos. Acontece que existe uma grande demanda por soluções online, desde simples sites empresariais mais complexo como os portais de informações, com um conteúdo dinâmico e ferramentas específicas para fidelizar o visitante.

Mas, a criação de blogger, sites e portais exigem profissionais especializados. E não se engane o número de profissionais é inferior a demanda crescente. E este mercado tende a se ampliar ainda mais a medida que a internet vai se popularizando. Isto ainda não aconteceu por dois motivos: preço e velocidade.

Superado estes dois obstáculos, estes profissionais não vão dá conta dos contratos. Ainda mais que se tornar um profissional neste ramo requer conhecimentos técnicos bastante complicados como conhecimento em linguagem HTML, PHP, ASP, design, WordPress, Joomla, dentre vários outros. Ou seja, para dominar estas técnicas precisa de muito estudo, dedicação e tempo.

Desta forma, criar um negócio que preste serviço de criação, desenvolvimento, publicidade e tráfego de sites é um negócio que tem sucesso garantido. E se você é daqueles que ama este trabalho, aí e que a probabilidade do êxito se amplia.

Entretanto, como o sucesso de um empreendimento não depende apenas do trabalho, mas também do gerenciamento deste negócio, uma boa dica é pedir um assessoramento a emprega de gerenciamento empresarial. Aí, o sucesso está garantido.
5. Vendendo fotos

Com a criação de blogs, sites, lojas virtuais, Fanpage, e outras plataformas, o mercado online está a cada dia abrindo espaço para outros seguimentos profissionais. Entre estes seguimentos, a fotografia vem ganhando espaço considerável. Afinal de contas, quem deseja ter seu projeto online de forma profissional deseja que seu produto seja bem apresentável. Assim, o profissional de fotografia está sendo muito exigido para prestar este serviço.

Assim, se você gosta de fotografia, mãos à massa. Primeiro, você pode conquistar novos clientes, ao criar um blogger e postar suas belas fotos. Mas, também pode repassá-las para bancos comerciais de fotografias, que se responsabilizam de vende-las a profissionais interessados.

Sites como o da Fotolia, Dreamstime e IstockPhoto tem programas de parceria através do qual você pode vendas as fotos de sua autoria e ganhar dinheiro. As comissões variam entre 15% a 45% do valor da foto vendida no site no caso do iStockphoto. A Fotolia paga uma comissão excelente, que fica entre 20% a 63% dependendo de fatores como exclusividade.

5 – Freelance em diversos nichosEscrever artigos para blogger é outra maneiroa de ganhar dinheiro na internet

O mercado online está conseguindo abrir um campo de trabalho muito amplo para os profissionais que não desejam trabalhar com um horário fixo (autonomia) e numa empresa definida. São os conhecidos freelance. Tanto pode ser na fotografia, na criação de blogger, de logo, templates, páginas de captura e a produção e textos.

Como se sabe, poucas pessoas têm habilidades para produzir um texto. O mais interessante nisto, é que muitas vezes a pessoa domina o assunto, mas na hora de escrever a coisa trava. Assim, a encomenda de textos a um freelance deve ser uma boa saída.

Além do mais, estes profissionais, altamente qualificados, além de dominarem a escrita, também dominam as técnicas de como escrever os “chamados textos matadores”. As características destes textos são as de uma linguagem clara, direta e que com peso de venda. Também são textos que tem tudo para deixarem seu blog bem posicionado na internet.
Assim, se você é jornalista ou ama escrever, a internet é um lugar muito bom para você ganhar seu dinheiro, trabalhando em casa e flexível. Assim, basta se especializar em SEO (trata de atrair público na internet) e com certeza pessoas se interessarão em comprar seus textos.

Na verdade, atuar como freelance é uma maneira fácil de ganhar dinheiro na internet não somente como produtor de textos. Mas, para inúmeras outras profissões. Se você domina um assunto, crie um blogger e anuncie a venda de seus trabalhos como autônomo. Assim, a renda que você terá vai depender de suas habilidades e de como você realiza o trabalho. Quanto mais você trabalha, mais você ganha.

Quase todas as profissões podem atuar no mercado como freelance, um formato em amplo crescimento, no qual você pode se considerar um empresário. Como tudo tem seus pontos o problema será o de não ter férias remuneradas, carteira assinada ou plano de saúde pela empresa. Mas, seu salário será pelo o que você produz.

6 – Venda de mercadorias

Uma forma de ganhar dinheiro online é a venda de mercadoria física (direta) pela internet. Então, se você tem uma boa reserva de capital e muitos amigos, esta pode ser uma boa pedida. Existem diversos produtos que podem ser vendidos desta forma. Mas, quero adianta que esta proposta é diferente da lona online, como vou mostrar a seguir.

Na loja online, a venda é feita pela loja e a entrega pelos Correios. Já nesta proposta, o cliente pode encomendar o produto e o vendedor ir entregar ao comprador. Geralmente estes produtos são mais voltados para o público jovem porque este seguimento está mais “plugado”.

Como exemplo disto, conheço uma jovem que realiza este modelo de venda. Ela comercializa com produtos femininos: bijuterias, pelas intima e bijuterias. Posta seus produtos no blogger, na Fanpage. As clientes olham e através do Facebook e celular ela entra em contato com suas clientes. Estabelece um prazo de até três dias para entregar o produto.

A vantagem deste modelo de venda é que dispensa aluguel de loja, não paga taxas de correios. Mas, o ponto negativo é que seu raio de atuação é restrito a sua cidade. Ou seja, a área metropolitana de Natal. Também tem o deslocamento até o cliente, e isto só se tornou viável porque seu veículo é uma moto de 125 CC, que tem baixo custo de consumo, tanto de pelas como de gasolina.
Mas, fica a dica e não deixa de ser uma boa. Inclusive esta jovem trabalha como vendedora de loja e hoje confessa que está faturando uma média de três salários mínimos mensais.

7- Consultoria

Diversos profissionais tem se dedicado a vender informações sobre serviços especializados. O consultor é um profissional que encontrou na internet um espaço ideal para fazer com que os seus conhecimentos cheguem a todo território nacional de forma rápida e econômica.

As teleconferências diminuíram os custos com viagens, aluguéis de salas, anúncios em rádios, jornais, televisões e outdoor.

Assim, estes profissionais montam sua estrutura na internet e aos poucos vai captando seus possíveis clientes. O palestras (webnários), oficinas e palestras são realizadas de seu estúdio para todo o Brasil.

Gostou? Compartilhe!

wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br