Será que é possível ganhar dinheiro fazendo o que você gosta?

kayaking-569282_1280Você já pensou em ganhar dinheiro fazendo aquilo que realmente gosta? Te dá prazer? Até mesmo praticando esporte, como na foto ao lado? Por muito tempo eu imaginava que isto não passava de uma utopia.

Mas, este meu pensamento começou a mudar a partir do momento em que tive acesso ao empreendedorismo digital. De início, ainda persistiu, e acredito que aconteça com você que está lendo este artigo, aquela suspeita, e incredulidade.

Pois bem, neste artigo vou te mostrar, que é possível sim, ganhar dinheiro fazendo aquilo que você gosta. Então, leia atentamente o texto abaixo.

Não era fácil trabalhar como o que gostamos no modelo físico

Realmente, concordo que até pouco tempo isto não era uma tarefa fácil. Muitas vezes, uma hipótese, você gosta de fazer determinada coisa. Cuidar de flores, por exemplo. Mas, no bairro onde você mora não havia mercado consumidor para tal produto.

Por outro lado, você não tinha condições financeiras de se mudar de seu bairro, ou cidade, ou quem sabe, alugar um ponto comercial numa área em que tivesse potenciais consumidores de flores.

Ora, isto só acontecia porque o modelo das relações comerciais possíveis até 2010, era praticamente física, Ou seja, o produto tinha de estar perto do consumidor. Neste modelo, só existia uma forma de venda, através de uma loja física. O comprador ia a sua loja, escolhia o produto e comprava.

Sim, existia outra forma que era o de ´porta em porta, mas isto demandava tempo e muitas vezes o vendedor passava o dia inteiro batendo perna e não vendia nada. Em caso de sucessivos fracassos, não existia outra saída para o empreendedor senão desistir.

Então, neste caso, concordo com você que a realização deste sonho, mesmo não sendo impossível, era muito difícil mesmo. Porém, aconteceu uma mudança muito grande na forma de venda e entrega de produto com o surgimento de um negócio novo que é o empreendedorismo digital. Ou venda online.

Este novo modelo, não se engane, é uma grande revolução que está acontecendo tanto no campo da comercialização de bens, como de informação.

Veja porque considero isto revolucionário. Exatamente porque ele chegou para desconstruir toda a estrutura comercial acima mencionada neste artigo. Agora, o vendedor de um produto ou conhecimento pode chegar aos seus possíveis clientes via online, sem necessitar de um espaço físico, sem você ter que oferecer o produto no corpo a corpo.

Cito, a partir de agora, na prática, como isto acontece. Tenho um amigo que ele é amante da cultura popular, mais precisamente no seguimento da literatura de cordel. Ele é professor e compõe seus poemas e os publica na seu Facebook pessoal.

Como todos nós sabemos, a literatura de cordel é um seguimento literário que interessa exclusivamente ao homem do campo nordestino. Por outro lado, é um modelo que reúne poucos admiradores. Mas, o fato é que existe sim, admiradores, porém, eles estão dispersos.

Então em conversa com meu amigo, mostrei que existia uma forma prática de agregar o maior número de seguidores amantes da literatura de cordel, divulgar seu trabalho, agregar novos admiradores e o melhor, transformar aquilo que ele gosta em um negócio rentável.

A receita para isto é bem simples. Primeiro, ele teria de criar um projeto de online. Este projeto consta da criação de um blog, aliado a uma fanpage, canal no YouTube, entre outras plataformas online.

Agora, vamos ver quais são as vantagens de montar um projeto online. Primeiro, ao criar um blog, as pessoas que gostam de Literatura de Cordel, ao pesquisarem na internet vão ter acesso aos seus poemas. Isto vai acontecer também com quem pesquisa no YouTube e no Facebook.

Além dos acessos espontâneos, o que no marketing digital é conhecido como orgânico, ainda tem a possibilidade de acelerar as visitas. Isto é possível pagando anúncios no facebook ads e google ads. Ao contratar estas duas empresas, elas se encarregam de captar pessoas interessadas no conteúdo de seu blog.

O mundo online aproximou seu negócio do cliente

A internet localiza clientes potenciais em todo o lugarCitei o exemplo da Literatura de Cordel, mas já existem inúmeros negócios online. Cito alguns como exemplo: decoração de chinelo, danças sensuais para casais, ensinamentos bíblicos, curas pelas ervas, superação de dificuldades através do autoconhecimento do seu animal totem. danças, mini-jardins em garrafinhas, confecções artesanais, curas pelas ervas, etc. Ou seja, um nicho de mercado, por menor que seja, no mundo online, se transforma  em  “produto de massa”.

A internet também tem a vantagem de levar o seu negócio onde o cliente estiver. Como na foto acima, a jovem pode andar na rua, e de seu celular, navegar sobre ofertas, serviços e informações dos nichos de mercados que trazem produtos de seu interesse.

Por exemplo, imagine abrir na sua rua uma loja física sobre confecções de bonecas de pano. Dificilmente seu negócio iria sobreviver se não tivesse muito dinheiro para investir em propaganda em veículos de massa.   Mesmo que você  tenha alguns clientes eles não serão o suficiente para garantir a sobrevivência do negócio, em vista de que seu negócio ficaria restrito a sua rua ou bairro.

Agora, imagine se você trabalha muito bem na confecção de bonecas de pano. Confecciona alguns modelos, posta em seu blog, Fanpage. Cria vídeos e posta no youtube aulas demonstrando algumas dicas sobre este seguimento artesanal, não vai ser somente os moradores de sua rua que terão acesso, mas o Brasil inteiro.

Assim, muitas vezes na hora em que você está dormindo, ou no lazer, alguém pode estar lendo o seu artigo, ou vendo suas aulas no YouTube. E se esta pessoa tiver gostado deste trabalho, ele tem tudo para ser um potencial cliente de seus produtos.

Além do mais, como especialista, você também pode ensinar as outras pessoas. Assim, você pode criar e-book ou vídeo aulas ensinando passo a passo como confeccionar as belas bonecas de pano que estão postadas em seu blog ou Fanpage.

Desta forma, é preciso ter em mente uma coisa. O negócio online tem muitas vantagens, entretanto seu sucesso vai depender da atenção e zelo que o empreendedor vai ter por ele. É preciso buscar qualificação, estudar o seu nicho de mercado. Ser realmente um especialista no assunto.

As vendas vão depender da quantidade de clientes que visitam e curtem sua página. Se o empreendedor, que é um especialista no seu nicho realmente transmitir confiança a seu cliente, o sucesso será inevitável.

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wlisses

Jornalista, professor e empreendedor digital. Adoro pesquisar e compartilhar aquilo que aprendi. Assim, tanto aprendo, como estarei sempre ajudando a outras pessoas para que consigam também realizar os seus sonhos.

Website: http://wlissesguerra.com.br